domingo, 31 de outubro de 2010

Metamorfose Ambulante

Aqui começa minha humilde jornada com este blog amador.
Comecemos então em grande estilo (ou não!?).Para abrir esta caminhada rumo a nenhum lugar fiz uma auto-entrevista a mim mesmo,sem pleonasmos e redundancias(qual a diferença, eu não sei).Então vamos lá.

Eu Pergunto: Rafael, porque você resolveu fazer este blog?
Eu Respondo: Olha, é difícil dizer exatamente. Talvez pra me testar como escritor, talvez pra formar uma opinião (a minha mesma), talvez por falta do que fazer.

Eu Pergunto: Como assim formar uma opinião?
Eu Respondo: Acredito que, escrevendo minhas idéias, vou me ajudar a formar outras idéias, estando sempre em debate comigo mesmo e quem sabe até com outras pessoas.Quero fazer disto um instrumento de auto-conhecimento e criação de idéias. Como diz cazuza, "Ideologia! Eu quero uma pra viver".

Eu Pergunto: Por que esse nome no blog?
Eu Respondo: Eu acho que esta música define bem quem eu sou. Pois eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.Além do mais, serve de homenagem a Raul Seixas, um grande filósofo que admiro muito.

Eu Pergunto: O que é ser uma "Metamorfose Ambulante"?
Eu Respondo: É ser uma mutação ideológica. É ser humilde para admitir que aquilo que você pensava não estava certo e mudar sua ideologia. É ver tudo por vários pontos de vista e pegar tudo aquilo de bom que se tem a disposição.

Eu Pergunto: Como você se define?
Eu Respondo: Acredito que ficar se definindo é complicado, porque a mente engana e eu posso achar que sou algo que não sou. Tem uma frase sábia que diz,
"Não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo".

Eu Pergunto: O que você pretende fazer da vida?
Eu Respondo: Boa pergunta. Como diria aquele samba, "deixa a vida me levar".Se pudesse, mudaria o mundo. Mas para isso, primeiro tenho que mudar eu mesmo.

Eu Pergunto: Você tem medo de que?
Eu Respondo: Tenho medo de que as minhas vitórias me transformem em uma pessoa arrogante. Não vou mentir, hoje sou um arrogante. Mas tenho certeza de que posso trabalhar isso em mim para que me torne cada vez mais uma pessoa humilde.
Tenho medo de envelhecer e ser frustrado. Mas sempre espero a vitória, ao mesmo tempo que me preparo para a derrota.
Ainda tenho medo dos julgamentos das pessoas, mas sei que um dia não terei.Até lá, tento ser paciente e moderado.

Eu Pergunto: Do que você mais gosta na vida?
Eu Respondo: De criar idéias, de reggae, de outras músicas, de aprender coisas úteis (o que é útil?), do carinho em todas as formas (não é puro romantismo), de ir a shows, festas, do meu tricolor (SPFC de coração e o resto do corpo também) entre outras variadas coisas.

Eu Pergunto: Você é feliz?
Eu Respondo: Sou. Mas sei que serei muito mais feliz um dia, quando for mais forte mentalmente e não me abalar com qualquer coisa.

Eu Pergunto: Sobre o que você pretende escrever neste blog?
Eu Respondo: Sobre tudo que vier a mente. Música, futebol, história, política, minhas idéias, minhas dúvidas, livros, enfim...

Eu Pergunto: Você nasceu aonde?
Eu Respondo: Sou um baiano que nasceu em São Paulo.Só nasci.

E assim foi a minha auto-entrevista. Espero que tenha gostado, pois eu gostei(...).
Sempre que possível vou escrever aqui para mim mesmo e para quem passar por aqui.

"Se não buscarmos o impossível, acabamos por não realizar o possível"