terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Relação entre Jesus Cristo e Sócrates

santa_ceiasocrates

Conexão Filosófica

 Um paralelo interessante pode ser feito entre a filosofia grega e a religião cristã. Ambas têm como momento decisivo um martírio: o de Sócrates e o de Jesus Cristo.
Jesus e Sócrates eram considerados pessoas surpreendentes; tinham autoconfiança e poder de linguagem suficientes tanto para arrebatar quanto para irritar seus ouvintes. Nada deixaram registrado por escrito e a seus discípulos coube a tarefa de divulgar suas idéias. Ambos acreditavam falar em nome de algo que era maior do que eles mesmos. Não abriam mão de seus princípios morais, questionaram o poder vigente na época e a aceitação pacífica das injustiças. De certa forma, no processo de acusação, ambos poderiam ter pedido clemência e, com isso, ter salvo suas vidas. Mas, ao contrário, morreram para não deixar morrer a missão que abraçaram. No entender deles, era melhor morrer do que permitir que as idéias de amor e de felicidade que divulgavam morressem. Dessa maneira morreria uma geração.
Essa relação não significa uma relação direta entre os dois, separados por vários séculos. O que os aproxima é a crença de que se deve lutar pelos ideais nos quais se acredita. E isso com toda a coragem e paixão que marcaram a vida de Sócrates e Jesus Cristo.

 Fonte: do Livro Vivendo a Filosofia de Gabriel Chalita

"Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados."
"O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem."
Sócrates

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Teísmo, Ateísmo, Ceticismo e Agnosticismo

Ateus, céticos, agnósticos, crentes. A antiga luta ateu x crente que levanta calorosos debates e risadas ainda se movimenta. A questão de acreditar ou não em algo superior é tão séria que qualquer pessoa, em alguma fase de sua vida buscará seu posicionamento e suas justificativas sobre o que e como crer (ou não).

Vou deixar de lado, neste post, os argumentos utilizados por cada lado e suas falhas a acertos. Me lembro aqui, de uma senhora insuportavelmente chata que me pegou no ônibus, querendo me converter e não acreditava que eu não acredito em nada.

Por hora, deixo alguns conceitos que podem ajudar alguém a se esclarecer

Teísta: Usado aqui como todo aquele que crê em alguma deus, seja ele qual for. Vejam bem, independente de qual religião o indivíduo segue. É um dogmático pois afirma uma verdade que não pode ser contestada. Se inserem aqui qualquer pessoa que segue alguma religião, que não segue mas acredita em deus ou em uma forma superior de inteligência.

Ateu: É quem nega que haja deus ou alguma realidade que se possa chamar de divina. Também é um dogmático pois afirma uma verdade que tende a ser definitiva. Porém, este é um dogmático "negativo": enquanto o teísta afirma que, o ateu afirma que não há. A maioria das pessoas que duvida da existência de deus se auto intitula ateu (erroneamente).

Cético: Os céticos se opõem ao conhecimento seguro. Duvidam da capacidade humana de afirmar qualquer coisa com certeza apodíctica, incluindo aí a existência de uma inteligência superior (e incluindo aí a própria certeza desta afirmação, o que geraria, para alguns, o paradoxo cético).  A palavra deriva do verbo grego sképtomai que significa algo como "olhar cuidadosamente", "vigiar", "examinar atentamente". Logo, o cético seria "aquele que olha cuidadosamente" na sua busca pela verdade, antes de pronunciar-se sobre algo, antes de tomar alguma decisão. O fundamento da atitude cética é a cautela, o cuidado e a examinação.

Agnóstico:  significa, literalmente, "aquele que não sabe". Agnosticismo é a postura daquele que "não sabe" ou "não pretende saber". O termo original foi usado para se opor àquelas doutrinas segundo a qual é possível conhecer mais coisas que a ciência permite. O agnóstico nega a possibilidade de conhecermos deus, diz que não temos métodos para conhecê-lo de modo válido.


Definidos em relação aos posicionamentos, vamos a um vídeo que achei muito interessante. O mais curioso é a ironia em perceber como os ateus, no vídeo, se apropriam de argumentos dos teístas e os teístas, para negar o absurdo, se apropriam dos argumentos ateus.





 Terminado o vídeo, alguns esclarecimentos sobre ceticismo.
 
Deve-se atentar para as peculiaridades do ceticismo teórico e prático. Do ponto de vista teórico, o ceticismo é uma doutrina do conhecimento segundo a qual não há nenhum saber firme ou opinião segura. Do ponto de vista prático, consiste em uma atitude de não aderir a qualquer opinião, na suspensão dos juízos (a chamada epoké), em busca da paz interior. Imediatamente podem estar passando pelas cabeças pensantes de vocês a problemática que o ceticismo gera no que concerne ao agir: se não posso afirmar nada com certeza e se tenho que suspender meus juízos todos, o que devo escolher, isto é, como devo agir, viver? Pois é, como? Deixo-os pensando um pouco sobre isso.
Até o próximo!!
Consideração do autor do blog Metamorfose Ambulante:
Sou um cético!

''A vida de um cético se resume a muitas perguntas com poucas respostas. Sua morte representa maior de suas dúvidas e a melhor resposta para todas elas.''
Victor Villas Bôas

A arte da comunicação

Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.

Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

- Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho.

- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.

- Mas que insolente – gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.

Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.

Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:

- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.

E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:

- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer

Fonte:
http://www.filosofandoonline.com.br/2010/10/maneira-de-dizer-as-coisas.html

''Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito"
Claudia Belucci

Será Inalcançável?


Na vida, existe uma coisa que todos buscam, apesar de poucos encontrarem, a felicidade. A partir dessa busca, surgem dúvidas ainda maiores.
O que é a felicidade? Como alcança-la? Será inalcancével? Há duas maneiras de vivenciar a felicidade: fisicamente e espiritualmente. O nível físico é apenas o início, pois não se vive sem realizar as necessidades básicas que todos conhecemos. A segunda é provavelmente a decisiva. Porém infelizmente não é o que parece se perceber na mente da maioria das pessoas. Por influencias diversas, muitos são levados a crer que a felicidade está relacionada a algo físico como dinheiro, por exemplo. Levam muito tempo até perceber que esse não o caminho. Outros chegam a várias outras respostas, a maioria delas relacionada a algum tipo de poder, onde lhes parece que a partir dele, serão melhores que o resto.
Essa me parece ser uma das maiores dúvidas da vida. Pelo menos, é para mim. Mas, que não se pense que sei a resposta. Nem ao menos sei se existe felicidade plena, e se existir, se a encontrarei. Talvez a resposta esteja em fazer o bem para os outros. "Viva para si mesmo, e viverá em vão. Viva para os outros, e viverá novamente", diz uma música. Está aí a resposta. Será? Talvez tenhamos simplesmente que aprender a nos sentirmos confortáveis com o que temos. Encontrar a paz interior. Mas como encontra-la? Não sei. Realmente não faço ideia.
Há uma frase que diz: "Na vida não existe felicidade, existem momentos felizes". Parece sábia esta máxima. Mas eu discordo dela. Acredito sim, que exista uma felicidade duradoura, mas acho que poucos a encontraram por enquanto, ou ao menos sabem como. As pessoas vivem de momentos felizes, pois não possuem a paz interior, por mais filosófico que pareça. Essa felicidade momentânea nada mais é do que o prazer, que é tão fugaz quanto a maioria das coisas.
De certo, só sei que serei mais um que passarei a vida buscando essa coisa, que é tão abstrata que eu não consigo definir. Correndo o risco, e temendo jamais encontra-la. Sem saber o caminho. Correndo o mundo, simplesmente para achar algo que está dentro de mim. Afinal de contas, como dizia Gandhi, "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
Sigmund Freud

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tirinhas Loteria





Pensamento Ateu

Tentar desvendar a vida após a morte é como jogar na loteria. Você não tem como saber o resultado antes do sorteio, pode ate escolher alguns números que você se identifique, mas isso não vai aumentar suas chances de acertar. Por isso, acredito que seguir religião é imprudente. Dentre tantas religiões, como saber qual a verdadeira? Escolhemos aquela que mais nos identificamos, mas dai, dizer que ela é a verdadeira e esta acima das outras, é no mínimo, imprudência.
No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora.
Jô Soares

Barao de Itarare

barao41




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reportagem Preocupante

Inglaterra despeja lixo no Brasil e Shell despeja óleo na África

Através de uma empresa chamada Uti Word Wide, foram enviados ao Brasil mais de 1.000 toneladas de lixo, da Inglaterra para o Brasil. O lixo foi descarregado nos portos no Rio grande do Sul e Santos.  Esse lixo não era composto apenas por matérias limpos para serem reciclados, ali estavam  residuos domésticos, agulhas e preservativos. A empresa responsável pelo envio do material alega não saber que enviava lixo comum, e sim materias como metal, papel e plástico, o que claramente não era o que chegou em terras brasileiras.
Esse acontecimento não é uma exceção, pelo contrário, é um ato comum praticado por alguns paises europeus, principalmente a Inglaterra. Muitos são os relatos de Ong´s sobre o despejo de lixo em terras africanas, onde não existe fiscalização, a imprensa não divulga crueldades de empresas com o meio ambiente, e os “presidentes” locais são totalmente corruptos com interesses externos.  Além do despejo de lixo, as empresas do ramo petrolifero, lideradas pela shell, poluem a céu aberto os rios do delta  nigeriano com vazamentos escandalosos. Nada disso é exibido publicamente, empresas como a Shell gastam milhões para manter uma imagem sustentavel ao ambiente, quando na verdade, estão consumindo agressivamente o ambiente africano. O Delta Niger, Costa Nigeriana é um dos principais lugares dizimados pela Shell.  O povo local sofre com a contaminação dos rios e consequente falta de peixe.
Seja o despejo ilegal de lixo ou o vazamento de óleo, o descaso total de paises europeus com o Brasil e a África, é inadmissível essa prática grosseira nos dias atuais, onde o meio ambiente entra em cenário de crise para a vida. A imagem que os líderes europeus passam ao mudo, é de preocupação e liderança nas questões ambientais, o descarte ilegal de materias contaminantes em terras vizinhas é vergonhoso, e arranha a credibilidade desses paises junto a migração para um modelo sustentável.  No caso do lixo Inglês, a empresa exportadora, Uti Word Wide, agiu como uma “laranja consciente”. Logicamente, o governo Inglês não iria enviar mais de 1.000 ton de lixo diretamente para o Brasil, ficaria muito arriscado caso algo desse errado, então fizeram uso dessa empresa para se livrar do lixo. Ainda tiveram a cara de pau de escrever nas portas dos conteiners que traziam a lixarada: Para as crianças brasileiras, lavem antes de usar!

Retirado do site:
http://bigjungle.wordpress.com/2009/07/21/inglaterra-despeja-lixo-no-brasil-e-shell-despeja-oleo-na-africa/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma Visitante Incômoda

Aqui estamos, continuando nossa caminhada humilde e amadora, em mais uma postagem sem sentido. Hoje temos uma convidada especial (ou não...). Depois da auto-entrevista, resolvemos (porque você fala no plural mesmo?) fazer algo mais normal, entrevistar outra pessoa. Beatriz Neves (vulgo Bia, vulgo caloura), é estudante de química no IFBA, tem 15 anos e vai nos honrar com sua presença no blog Metamorfose Ambulante.Então, sem mais delongas, comecemos.
Entrevistador: Bia, por que você resolveu escrever nesse blog amador?
Bia: Porque eu não tinha nada melhor pra fazer. [Também porque gosto do blog, mas a outra justificativa é melhor].
Entrevistador: O blog chama-se Metamorfose Ambulante porque me identifico com essa música. Qual a música que você mais se identifica?
Bia: Olha, eu me identifico com várias - muitas mesmo -, mas vou escolher “cara estranho” e “sentimental” de Los Hermanos, pois me identifico com alguns trechos das duas.

Entrevistador: Metamorfose Ambulante. O que isso significa para você?
Bia: Pra mim isso significa um ideal de vida e de comportamento. Se todas as pessoas estivessem dispostas a ser metamorfoses ambulantes a história da humanidade não seria tão manchada de sangue.

Entrevistador: Como você se definiria em uma palavra?
Bia: chata(ou não).

Entrevistador: E em várias palavras, como você se define?
Bia: Eu acho que sou um tipo de colcha de retalhos, sabe. Cada pessoa que passou por minha vida deixou um retalho. Então, eu me defino como produto das minhas experiências.

Entrevistador: O que você pretende fazer da vida?
Bia: Eu pretendo, acima de tudo, ser feliz. Pra alcançar essa felicidade profissionalmente, pretendo fazer medicina e depois filosofia. Na vida pessoal, pretendo estar de bem com a minha família. Algo que não sei se quero é casar e ter filhos. Não me vejo casando ou sendo mãe, talvez isso mude, talvez não.

Entrevistador: Você tem medo de quê?
Bia: De não realizar meus sonhos e virar uma pessoa frustrada.

Entrevistador: O que te irrita?
Bia: Além desse entrevistador? (brincadeirinha) Olha, a falsidade. Acho que só, porque quem é falso mente, trai e faz muitas coisas ruins.

Entrevistador: Do que você mais gosta na vida?
Bia: De torta de chocolate e passar bons momentos com as pessoas que gosto.

Entrevistador: Você é feliz?
Bia: Apesar de alguns problemas que surgem de vez em quando - é, a vida não é perfeita - me sinto feliz. Claro que tenho meus momentos tensos, mas fazendo um balanço, sou bem feliz.

Entrevistador: Até quando você vai enrolar o autor do blog?
Bia: Eu não enrolo ele. O autor que acha isso.

Entrevistador: O que você mais gostou nesse blog (se não gostou de nada, sinta-se a vontade)?
Bia: Adorei as tiras que li, mas ideias também são muito boas e na minha opinião são bem expostas e estruturadas.

Ficamos por aqui. Obrigado Bia pela ilustre presença e volte sempre que puder e quiser. Pra finalizar, uma frase escolhida pela entrevistada.
"Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."
Clarice Lispector

Uma Certeza Incerta

De onde surgiu a vida? E afinal, qual é o sentido da vida? Duas perguntas sem resposta certa. Como saber a resposta de tão complexas questões como estas? Uma resposta. Não há como. Homens por toda a história agiram como se tivessem visto o que nenhum homem viu. Diziam saber o destino de todos os nós. Será que sabem? Várias religiões surgiram, e cada uma delas afirma possuir a verdadeira fé. Como saber qual a verdadeira? Não há como. Pelo menos não em vida.
Desde de que o homem se conhece como homem, ele viveu sempre se perguntando sobre coisas muito complicadas, como a origem e o sentido da vida. Nunca encontramos a verdadeira resposta, ou pelo menos, parece que não. Essa falta de resposta atormentou tanto o ser humano que ele começou a teorizar sobre o assunto, na esperança de preencher esse vazio. A partir daí, chegou-se, na maioria das vezes, a respostas parecidas. Deve haver algum ser superior, ou algum mundo superior que criou tudo isso. Cada sociedade criou a sua ideia desse ser. Porém, haviam diferenças de uma para o outro. Cada sociedade começou a ser levada cada vez mais a crer nesse ideal, e começou a esquecer como este surgiu. Até que ela virou uma verdade absoluta para eles, e quem duvidasse dessa verdade era execrado. Todos deveriam acreditar nela, e assim eles começaram a "caçar" mais pessoas, para que cressem também. Surgiram as religiões. Porém, elas começaram a se confrontar. Guerras começaram a acontecer, e os homens começaram a se matar pelo seu deus, apesar de nunca o terem visto. Diziam senti-lo, mas será que sentiam-no mesmo? Ou esse sentimento era outra coisa desconhecida, que alguém disse a ele que era deus.
E assim, os homens perderam o sentido, e começaram a crer tanto nessas verdades que se esqueceram de parar um pouco e se perguntar se ela pode não ser verdadeira. Parece agora anti ético duvidar que deus existe, como se, por duvidar dele, você fosse um ser humano sem emoção. Não estou aqui simplesmente dizendo que não exista esse tal ser superior que criou a vida, todas as coisas e que me guia. Talvez ele exista realmente e estejamos certos. Mas essa possibilidade é racionalmente tão provável quanto a sua oposta. Darwin dizia: " Na natureza, não há realmente nada que mostre que deus existe, nem que ele não existe".
Então afinal, em que acreditar. Temos que acreditar em algo, certo? Não. Por que não podemos simplesmente pensar sobre isso, e deixar cada um chegar na sua conclusão? Chegará o dia da morte, e quem sabe quando esse dia for o hoje, descubramos a verdade. Mas até lá, acredito que só devíamos esperar e buscar nossa felicidade, porque essa sim existe, mesmo que não consigamos defini-la, ou não saibamos como encontrar. Se quiser acreditar em uma religião, ou não, tudo bem, mas respeite as outras ideias também. Elas não são menos valiosas do que a sua.

"Uma vida não examinada, não vale ser vivida"
Sócrates