sábado, 29 de janeiro de 2011

Verdadeira Ironia

"As pessoas gastam uma vida inteira buscando pela felicidade; procurando pela paz. Elas perseguem sonhos vãos, vícios, religiões, e até mesmo outras pessoas, na esperança de preencherem o vazio que as atormenta. A ironia é que o único lugar onde elas precisavam procurar era sempre dentro de si mesmas"
Ramona L. Anderson

Fonte: http://ideiasdebarbara.blogspot.com/

Abaixo a Lei de Gérson

"Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.", dizia Gérson na famosa propaganda dos anos 70. A partir daí surgiu a "grande" Lei de Gérson. Essa lei diz que o importante é sempre estar a frente dos outros. Deixe de lado a ética e a moral, dê importância somente a um fator; levar vantagem.
Existe algum ideal mais capitalista que este? Mas peraí, não vamos colocar culpa no sistema. Nós é quem fazemos a Lei de Gérson acontecer. E é graças a este tipo de ideal, que reina na política brasileira a corrupção e a falta de ética. Afinal de contas "Leve vantagem você também". Passamos muito tempo culpando nossos políticos pelas desgraças do país. Mas será realmente que eles são uma parcela a parte da população? Não. São um retrato dela. A grande maioria do povo brasileiro é corrupto, cada um de sua maneira. Mas poucos conseguem admitir, todo mundo acha que é correto e o problema está nos outros. Então eu digo, sou um corrupto, mas não quero ser e tentarei mudar isso em mim. Por isso venho aqui celebrar uma grande frase.
 "Se queres mudar o mundo primeiro muda-te a ti mesmo". 
  Gandhi

sábado, 22 de janeiro de 2011

Filosofando

A verdadeira felicidade não está em ter, está em ser. Se quer ser feliz, concentre-se em quem você é, não no que você tem.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Filosofia, Pra Quê Te Quero?

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir". René Descartes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Filosofando

Pior seria se pior fosse

Mudanças

Durante muito tempo surgiram várias profecias que diziam que novos tempos iam chegar e grandes mudanças iriam acontecer. Várias ideologias emergiram e esses tempos pareciam cada vez mais perto. É fato que muita coisa já mudou na humanidade e que já estivemos muito pior. Algumas revoluções aconteceram na história, mas parece que ainda há muita coisa há ser mudada. Será que realmente chegará o dia em que poderemos dizer que a humanidade vive bem, em paz?
Bom, isso eu realmente não sei, e creio que ninguém saiba realmente. Mas uma coisa é certa. As coisas vão mudar. Com certeza o capitalismo que hoje é questionado terá fim, por mais que pareça que não. Só não se sabe quando
No livro "O Mito da felicidade", de Jennifer Hecht, há um trecho que diz o seguinte: "Parece que ninguém mais planeja utopias, e acho que isso se deve ao fato de que as pessoas não acreditam realmente que as coisas venham a mudar um dia. Mas a única coisa que posso lhes assegurar é que as coisas vão mudar". Me parece que ela está certa, a questão é quando e como isso irá acontecer.
Em toda a história vimos muitas ideias que pareciam absolutas perderem espaço e hoje parecerem completamente idiotas. Isso vai acontecer conosco também.  Em outra passagem a autora diz: "há aspectos de nossas crenças atuais que parecerão esquisitos no futuro. Que crenças? A maioria delas. É importante observar como a cultura funciona e não ser seu escravo."
E assim finalizo recomendado a leitura desse livro e tendo a certeza que mudanças virão.

"Lembre-se, se você reexaminar o conhecimento básico de sua época, o resultado provável é que você ou (a) desperdiça tempo confirmando algo "que todo mundo sabe" (b) descobre alguma coisa que as pessoas muito provavelmente não vão acreditar"
Jennifer Michael Hecht, em O Mito da Felicidade

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Consciencia

alienac3a7c3a3o
“Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.”

Bertolt Brecht


"Temam menos a morte e mais a vida insuficiente."

domingo, 9 de janeiro de 2011

Frase do dia

“O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade é coragem.” (Thucydides)