sábado, 30 de abril de 2011

Decida-se

“Se você quiser ser feliz um dia inteiro, vá fazer compras. É ótimo, mas não dura e depois chega a conta do cartão. Se quiser ser feliz um fim de semana todo faça um programa gostoso, vá pescar, vá jogar golfe. Se quiser ser feliz um mês inteiro, tire férias. Vá para a Austrália, você vai se divertir. Se quiser ser feliz um ano inteiro, herde uma fortuna. Mas se quiser ser feliz a vida toda, precisa fazer diferença na vida das pessoas. Precisa dar a sua contribuição. A maioria das pessoas se preocupa tanto em ter sucesso, que se esquece do significado. E essa é a grande conquista, ter significado, não ter sucesso."

Matthew Kelly

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eurocentrismo


Faça um teste. Pegue um livro de história e tente contar quantos capítulos envolvem países orientais. Aposto que quase nenhum né? Já perceberam como tanto na escola, como nos livros didáticos o Oriente praticamente inexiste?E praticamente talvez seja até bondade minha. A partir da Idade Moderna é até compreensível, pois a Europa e América(que na época não passava de uma extensão da Europa) vivia grandes agitações e muita coisa interessante. Mesmo assim, não acredito que o Oriente estivesse tão parado como parece que estava. Esse esquecimento, em minha opinião, é muito pior antes disso. Na Idade Média, enquanto a Europa estava no obscurantismo, a China, por exemplo, estava prosperando. O Oriente (inclua a Índia - também esquecida - nisso) nessa época vivia um momento super interessante, tendo feito grandes descobertas, as quais só bem depois chegariam a Europa, que graças a isso conseguiu se levantar e finalmente entrar na modernidade. Mesmo na época das grandes guerras, a visão predominante é sempre europeia ou norte-americana (o único filme que conheço que retrata um pouco do outro lado é Cartas De Iwo Jima)
Recomendo, para aqueles que concordam com meu pensamento a leitura do livro Uma Breve História Do Mundo de Geoffrey Blainey. Nele o autor realmente conta uma história do mundo, pois consegue retratar também a história dos "esquecidos". Infelizmente ainda estamos parados nesse sentido e assim, nunca entenderemos o que acontece do outro lado do mundo. É lamentável que pouca gente conheça, por exemplo, o que acontece hoje no Tibete, com a exploração pelos chineses. A Índia, por exemplo,tem uma história tão bonita. A China dividiu o posto de maior império com Roma (no auge). Espero que isso um dia possa mudar. Tomara que meus filhos não passem pelo mesmo que eu e quando pegarem um livro de história, nele a China, o Japão, a Índia e outros não apenas existam, mas sejam estudados.

"Que a superficialidade e a aparência da coisas do mundo não nos iluda e nos aprisione de tudo aquilo que impede nosso crescimento."
Desconhecido

sábado, 23 de abril de 2011

Dicas de cozinha de solteiro



Talvez pra quem conhece seja óbvio, não sei, mas eu descobri na tentativa mesmo. Suco de maçã com cenoura fica muito gostoso. 1 maçã, 1 cenoura, meio litro de água e duas colheres de açúcar. Perfeito. Só isso fica muito bom. se inventar, acaba ficando ruim.
Quando descobrir outras dicas eu coloco aqui. Se não der certo, talvez coloque também.Tomara que não precise.

"A vida é como cozinhar: antes de escolher
o que gosta, prove um pouco de tudo."
Paulo Coelho

Casa de fibra de maconha: resistente a furacões

Débora Spitzcovsky
Dispostos a construir uma casa com pegada zero de carbono, os arquitetos da University of Bath, na Inglaterra, optaram por dois materiais não muito convencionais no ramo da construção civil, mas que prometem cair nas graças dos profissionais do setor: a fibra de maconha e a palha.

Isso porque, “sem querer”, os arquitetos acabaram descobrindo que a combinação desses dois materiais garantem paredes tão fortes à casa que ela é capaz de resistir a furacões e oscilações intensas de temperatura – o que, cá entre nós, não é nada mau em tempos de ameaça de eventos climáticos extremos.

Batizada de BaleHaus e projetada em parceria com o escritório de arquitetura ModCell, a casa foi idealizada durante sete meses, até os profissionais descobrirem a maneira ideal de construí-la. E, depois de pronta, passou por uma série de testes que atestaram sua resistência e segurança. Já pensou se a moda pega?
Fonte: http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=vegetarianos

"A prova de que a natureza é sábia é que ela nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou nossas orelhas."

Vegetarianos são mais inteligentes

Lista de alguns vegetarianos famosos(Clique para ver)

É o que dizem pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Eles analisaram os hábitos alimentares e o QI de oito mil voluntários num período de 20 anos (fizeram testes quando todos tinham dez anos de idade e de novo aos 30) e notaram que o QI dos que seguiam dietas vegetarianas era, em média, cinco pontos mais alto do que o daqueles que comiam carne regularmente. Com os pontinhos a mais, os vegetarianos também eram mais propensos a ter diploma de curso superior e empregos melhores.
Por quê? Os caras ainda não sabem ao certo. Mas, até então, eles trabalham com duas hipóteses: (1) a alimentação saudável do vegetariano poderia, de algum forma, aumentar sua capacidade cerebral (explicação que não acham tão provável); e (2) as pessoas de QI mais alto podem ser mais propensas a se preocuparem com o bem-estar dos animais, além de serem mais atentas aos benefícios de uma dieta saudável – o que as levaria direto para os braços do vegetarianismo (nessa eles botam uma fé especial e prometem investigar mais).

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/vegetarianos-sao-mais-inteligentes/comment-page-3/

"Nada beneficiará mais a saúde das pessoas como a evolução para uma alimentação vegetariana."
Albert Einstein

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Escolha É Sua

"Quando se é vegetariano a gente aprende a ter mais generosidade." Essa frase brilhante esta presente no documentário A Carne É Fraca, o qual estou aqui recomendando a todos que assistam. O filme mostra que o consumo de carne é hoje um dos principais responsáveis pela destruição do planeta, desmascarando muitos dos mitos da indústria carnívora. Fala também sobre como ser vegetariano influência altamente em nossa saúde e bem-estar. Enfim assistam e vejam vocês mesmos. Perceba como com um simples ato você pode melhorar tanta coisa.





  

"Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem."

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reggae Music


Uma das influências mais positivas em minha vida sem dúvida nenhuma foi e ainda é o reggae music. Esse ritmo que chegou no Brasil não se sabe direito como, apesar de algumas teorias sobre isso, hoje em dia é o que pouco resta de música com ideologia e crítica social no Brasil. Nomes como Ponto de Equilibrio, Natiruts, Adão Negro, entre muitos outros merecem muito mais atenção da mídia do que recebem atualmente. Vejo que ainda existe muita má vontade da mídia brasileira com o reggae brasileiro.
Reverencio sempre que tenho a oportunidade nomes como Edson Gomes e Tribo de Jah (banda composta por músicos cegos), pois foram as primeiras grandes influências reggaeiras do Brasil. E também a Gilberto Gil, por ter sido o pioneiro desse estilo no país.
O reggae está sempre espalhando mensagens de amor e paz, criticando o consumismo excessivo e mostrando que ele não leva a nada. Pregando o amor e respeito pela natureza. Obrigado Bob Marley por ter criado essa grande influência, que mudou minha vida e a de muita gente. A cada dia que passa sou mais apaixonado pela nação reggaeira.

"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece. Se você ouve o reggae e não sente nada,então já está morto."
Bob Marley

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ao ver a garota 100% perfeita numa bela manhã de abril

Por Haruki Murakami, adaptado e traduzido por Philipe Maciel.


Em uma linda manhã de Abril, em uma estreita rua na vizinhança de Harujuku em Tokyo, eu passei pela garota 100% perfeita.
Para falar a verdade, ela não é tão bonita assim. Tipo, ela não se destaca. As roupas dela não têm nada demais. O cabelo dela ainda está meio marcado de dormir. E ela não é nenhuma jovenzinha: ela deve ter uns trinta, nem seria uma “garota”, para falar a verdade. Mesmo assim, a vinte metros de distância, eu sabia: ela é a garota 100% perfeita para mim. No momento em que eu a vi, senti a boca seca como um deserto e um frio na barriga.
Quem sabe você tem seu próprio tipo favorito de garota – uma com tornozelos delicados, por exemplo, ou com olhos grandes, ou com dedos graciosos, ou talvez, por nenhuma razão especial, você goste de garotas que gostam de comer bem devagar. Eu tenho as minhas preferências, claro. Às vezes eu me pego em um restaurante olhando a garota da mesa ao lado porque eu gostei do jeito, da forma do nariz dela.
Mas ninguém pode insistir que a sua garota 100% perfeita corresponde a algum tipo preconcebido de mulher. Mesmo gostando de narizes, eu mal consigo me lembrar do nariz dela – ou mesmo se ela tinha um. O que eu me lembro com certeza era que ela não era nenhuma bonitona. É estranho isso.
“ -Ontem na rua eu vi a garota 100%.”, eu falo para alguém.
- “Sério?”, ele diz. “Bonita ela?”
- Nada de especial.
- Ah, mas era do seu tipo preferido, não é?
- Eu não sei. Eu não lembro quase nada sobre ela – a forma dos olhos ou tamanhos dos peitos, por exemplo.
- Esquisito isso, hein?
- Esquisito mesmo.
- “E aí”, ele pergunta, já um pouco entediado, “o que você fez? Puxou papo? Seguiu a moça?”
- Nada. Eu só passei por ela na rua.
- Ela estava indo da esquerda para direita, e eu estava indo da direita para a esquerda. Era uma manhã de abril realmente bonita.
Eu queria poder conversar com ela. Meia hora seria suficiente: só mesmo conversar sobre ela, falar sobre mim e - o que eu queria fazer mesmo - explicá-la sobre a complexidade do destino que levou a nos cruzar numa calçada na Savassi numa bela manhã de abril de 2006. Ah, com certeza seria algo cheio de significado e de segredos, como num daqueles relógios de antiquário. Depois de conversar, a gente iria comer em algum lugar próximo, quem sabe ir ao cinema, para num barzinho para tomar algo. E com um bocado de sorte, a gente poderia até mesmo terminar na cama.
Possibilidades batem na porta do meu coração.
Agora a distância entre a gente era de apenas cinco metros.
Como é que eu posso abordá-la? O que eu devo dizer?
- Bom dia, senhorita. Você teria meia hora para uma conversa? Ridículo. Eu iria parecer um vendedor de seguros.
- Com licença, mas você sabe se teria uma lavanderia por essas bandas? Não, essa também é péssima. Eu nem estou com roupa suja aqui. Quem iria levar uma dessas a sério?
- Talvez a própria verdade resolvesse meu problema. “Bom dia. Você é a garota 100% perfeita para mim.”
Não, ela não iria acreditar. Ou, mesmo se ela acreditasse, ela poderia não querer conversar comigo. “Desculpe-me”, ela poderia dizer,”eu realmente posso ser a garota 100% perfeita para você, mas você não é o garoto 100% para mim”. Sim, poderia acontecer. E, se eu me encontrasse nessa situação, eu provavelmente iria me despedaçar. Eu nunca mais me recuperaria do choque. Eu tenho trinta e dois anos, e você sabe como é, essas coisas de envelhecer.
Passamos em frente de uma floricultura. Uma brisa quente me passa pelo nariz. O asfalto está úmido, e eu noto o aroma das rosas. Eu não consigo abordá-la. Ela veste uma blusa branca, e na mão direita segura um envelope branco, preenchido, faltando apenas o selo. Então é isso: ela escreveu uma carta para mandar para alguém, talvez ela tenha passado a noite inteira escrevendo, a julgar pelo olhar de sono dela. Quem sabe o envelope tenha todos os segredos dela..
Eu dou mais alguns passos e me viro: ela some na multidão.
Agora, claro, eu sei exatamente o que eu deveria ter dito a ela. O problema é que seria uma longa história, longa demais para eu conseguir contar direito. As minhas idéias nunca são muito práticas.
Ah, tudo bem. Eu começaria a história com “era uma vez” e terminaria com “uma história triste, não acha?”.
*********
Era uma vez um lugar, onde viviam um menino e uma menina. O menino tinha dezoito anos e a menina, dezesseis. Ele não era especialmente atraente, e ela não era especialmente bonita. Ele era um garoto comum solitário e ela, uma garota comum solitária, como todos os outros. Mas algo com eles era diferente. Eles acreditavam com todas as forças que, em algum lugar do mundo, haveria um garoto 100% perfeito e uma um garota 100% perfeita para eles. Sim, eles acreditavam em um milagre. E esse milagre realmente aconteceu.
Um dia os dois se encontraram na esquina de uma rua.
“-É incrível”, ele disse. “Eu procurei por você minha vida toda. Você pode não acreditar, mas você é a garota 100% perfeita para mim.”
“E você”, disse ela então, “é o garoto 100% perfeito para mim, exatamente como eu o imaginava, detalhe por detalhe. Não dá para acreditar. Parece um sonho.”
Eles então sentaram num banco de praça, deram as mãos e contaram para outro as suas histórias, por horas a fio. Eles não estavam mais sozinhos. Eles encontraram e tinham sido encontrados pelo seu par 100% perfeito. Que coisa maravilhosa é essa de encontrar e ser encontrado pelo seu par 100% perfeito. É sem dúvida um milagre, um milagre dos céus.
Enquanto estavam sentados e conversando, entretanto, uma pequena, uma pequena pontada de dúvida estava em seus corações: será que era possível o sonho de alguém se realizar assim, tão facilmente?
E então, quando veio uma pequena brecha na conversa, o garoto disse para a garota: “Vamos nos testar – só uma vez. Se formos realmente os pares 100% perfeitos, então, de alguma forma, em algum lugar, nós vamos nos encontrar de novo, sem dúvida. E quando isso acontecer e soubermos que somos 100% perfeitos um para o outro, nós vamos ficar juntos, para sempre. O que você acha?”
“Isso”, ela disse, “é exatamente o que devemos fazer.”Então eles foram, cada um para um lado.
O combinado, porém, era totalmente desnecessário. Eles nunca deveriam ter feito tal trato, porque eles verdadeiramente eram os pares 100% perfeitos um para o outro. Era um milagre que eles tenham realmente se encontrado. Mas, jovens como eles eram, eram impossível que eles soubessem disso. As ondas frias e indiferentes do destino acabariam por separá-los, impiedosamente.
Num inverno, tanto o garoto quanto a garota pegaram uma doença terrível e após semanas entre a vida e a morte, eles perderam todas as memórias dos seus anos de juventude.Mas eles eram dois jovens determinados e inteligentes, e através de seus esforços disciplinados conseguiram readquirir o conhecimento necessário para voltarem a ser membros completamente funcionais da sociedade. Sim, graças aos céus, eles se tornaram cidadãos completos, capazes de andar pela cidade e de mandar uma encomenda pelo correio. Eles inclusive voltaram a experimentar o amor, às vezes um amor tão grande quanto 75% ou até mesmo 85%.
O tempo passou com uma incrível rapidez, e em pouco tempo o garoto tinha trinta e dois anos, e a menina tinha trinta.
Numa bela manhã de abril, à procura de um copo de café para começar o dia, o garoto estava indo da direita para a esquerda enquanto a garota, que ia mandar uma carta registrada, ia andando da esquerda para a direita, na mesma calçada apertada da Savassi. Eles se cruzaram bem no meio da calçada. Um brilho pálido das memórias há muito perdidas brilhou brevemente em seus corações. Cada um sentiu um frio na barriga. E eles sabiam.
Ela é a garota 100% perfeita para mim.
Ele é o garoto 100% perfeito para mim.
Mas o brilho das memórias era pálido demais, e seus pensamentos não tinham a clareza de catorze anos atrás. Sem dizer uma palavra sequer, eles se cruzaram e rapidamente desapareceram em meio à multidão. Para sempre.
Uma história triste, não acha?
Era exatamente isso que eu deveria ter dito para a moça da calçada.

Hoje Eu Desafio O Mundo Sem Sair Da Minha Casa (O Rappa)


Até seis meses atrás o meu maior sonho de curto prazo era morar sozinho. Não porque não gostasse de viver com meu pai, mas porque gosto da sensação de independência e sabia que esse seria um grande aprendizado para mim. Muita gente me dizia que não era uma boa ideia, que morar sozinho é legal em teoria, mas quando se está realmente lá, as coisas não são bem assim. Não vou mentir que isso me deixou com um pé atrás, mas fui em frente e hoje já estou há quase dois meses realizando esse sonho.
Apesar do pouco tempo, já posso dizer que era exatamente como eu imaginava. É impagável a liberdade que estou vivendo. Estou mais feliz nunca. E feliz por ter seguido em frente e não ter ficado com medo. Isso me dá mais força pra sempre seguir em frente, qualquer que seja o projeto do momento. E olhe que tenho muitas ideias e sonhos na minha vida.

 "Os sonhos não dizem para onde vamos, mas nos dão força para nos tirar de onde estamos."
Augusto Cury

P.S: Com o tempo vou relatar mais da experiência e algumas coisas que aprendi com ela. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fazendo a Diferença


O poeta, grande escritor, crítico da sociedade como é, gostava de passear na praia todas as manhãs, antes de começar seu dia. Certo dia, avistou um menino que pegava alguma coisa parecida com uma pedra e jogava ao mar. E ficou ali observando. Depois de um tempo o agora curioso poeta resolveu se aproximar. Perguntou então ao menino:
- O que você está fazendo?
- Salvando estrelas-do-mar. - Respondeu ele, sem parar seu trabalho. O agora intrigado poeta ao perceber que ao longo da praia haviam mais centenas de estrelas-do-mar diz:
- Você não esta vendo que são muitas? Não vai fazer a menor diferença.
O menino então olha para o senhor, pega uma estrela-do-mar, mostra para ele e responde:
- Vai fazer a diferença para esta. - E a joga. - E para essa, e essa, essa também. - E o menino continua sua jornada, enquanto o poeta fica a pensar.
Percebendo que o menino não parava, ele então chega perto, olha para este, pega uma estrela-do-mar e joga, depois pega outra e outra. Logo olha para o lado e ve chegando outra pessoa a ajudar. Mais a frente chega mais uma pessoa. E logo percebem-se várias pessoas trabalhando. E, de crítico, o poeta passa agora a solidário da sociedade.

"Nunca deixe ninguém te dizer que você não pode fazer algo, se você tem um sonho tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que voce também não vai conseguir."
Frase do filme A Procura da Felicidade

domingo, 10 de abril de 2011

Manual Para Bêbados

Encontrei um manual para bêbados, não que eu seja um. Pelo menos não todo dia.Junto um vídeo muito engraçado.




Manual Para Bêbados:

1. Problema : Pés frios e molhados.
2. Causa : Copo sendo segurado em ângulo incorreto.
3. Solução : Rode o copo de modo que a extremidade aberta esteja voltada para cima.

4. Problema : Pés quentes e molhados.
5. Causa : Você se mijou.
6. Solução : Vá se secar no banheiro mais próximo.

7. Problema : Cerveja estranhamente pálida e sem gosto.
8. Causa : O copo está vazio.
9. Solução : Compre mais uma cerveja.


10. Problema : A parede a sua frente está cheia de lâmpadas.
11. Causa : Você caiu de costas no chão.
12. Solução : Reposicione seu corpo a 90° do solo.

13. Problema : Sua boca está cheia de bitucas de cigarro.
14. Causa : Você caiu de cara no chão.
15. Solução : Reposicione seu corpo a 90° do solo.

16. Problema : A Cerveja está sem gosto e a sua camisa está molhada.
17. Causa 1 : Sua boca não está aberta.
18. Causa 2 : O copo não está sendo aplicado na parte correta do rosto.
19. Solução : Vá ao banheiro mais próximo e treine em frente a um espelho.

20. Problema : O chão está se movendo.
21. Causa : Você está sendo carregado ou arrastado.
22. Solução : Procure saber se estão te levando para outro bar.

23. Problema : A sala ficou estranhamente escura.
24. Causa : O bar fechou.
25. Solução : Pergunte ao garçom o endereço de casa.

26. Problema : O motorista do taxi é um elefante cor-de-rosa.
27. Causa : Você bebeu demais.
28. Solução : Peça ao elefante para levá-lo ao hospital mais próximo.

29. Problema : Reflexo de caretas na água do vaso sanitário.
30. Causa : Você está tentando vomitar.
31. Solução : Ponha o dedo na garganta.

12 coisas que você não sabia sobre a Coca-Cola (provavelmente)

1. A Coca-Cola foi lançada em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886. Um copo do refrigerante era vendido na “Jacobs’ Pharmacy” por US$ 0,05.
2. No seu primeiro ano, o criador da bebida, John Pemberton, vendeu uma média de nove copos por dia. A empresa vende hoje 1,4 bilhão diariamente.
3. John Pemberton morreu em 1888 e não viu o sucesso da bebida que tinha criado.
4. O empresário Asa Griggs Candler comprou os direitos da empresa entre 1888 e 1891 poe US$ 2,3 mil. EM 1985, a bebida tinha demanda nacional e Candler já tinha fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles.
5. Ciclistas foram os primeiros atletas a endossar a Coca-Cola. O primeiro anúncio com um deles, o esportista Bobby Walthour, foi feito em 1909 e ainda pode ser visto na sede da empresa em Atlanta.
6. A primeira fábrica da Coca-Cola na Ásia foi inaugurada em 1912, nas Filipinas. A da Europa veio depois, em 1919, na França.
7. Temendo a cópia de bebidas concorrentes, a empresa focou sua propaganda na autenticidade da Coca-Cola e, em 1916, criou uma garrafa num formato que a distinguia das outras bebidas. O contorno da garrafa assemelhava-se à forma da assinatura do refrigerante. Mesmo no escuro, a bebida original poderia ser identificada.
8. Em 1923 a Coca-Cola inovou com a embalagem com seis garrafas do refrigerante, algo inédito para a época.
9. O personagem “Garoto Sprite” surgiu em 1942, décadas antes da bebida “Sprite”, com o objetivo de dizer às pessoas que não havia problema referir-se ao refrigerante como “Coke”, algo a que a empresa já havia resistido anteriormente.
10. Demorou 70 anos desde a sua criação para a Coca-Cola assumir novos sabores, abraçar novas marcas. A Fanta foi lançada na década de 1950 e, o Sprite, em 1961. Em 1960, a Coca-Cola adquiriu a Minute Maid Company, incorporando uma linha nova ao seu negócio: os sucos. A companhia tem, hoje, uma carteira de 500 marcas e 3300 bebidas.
11. A Coca-Cola Diet foi introduzida na década de 1980.
12. Pouca gente sabe que o refrigerante já teve sua fórmula alterada. Em 1985, a um ano do seu centenário, a “Nova Coca” foi considerada o pior erro de marketing da história. Em meio a protestos dos consumidores do refrigerante com o lançamento da nova receita, a Coca-Cola voltou atrás e trouxe o sabor original de volta.

Resposta?

A pouco tempo escrevi sobre como o tempo é relativo na mente (http://metaambulante.blogspot.com/2011/04/tao-longe-e-tao-perto.html). Encontrei uma frase que pode servir para responder minha dúvida. Talvez pense o futuro como longínquo porque ainda sou jovem. A frase:

"Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve."

Palavra-Chave


Se hoje me perguntassem, em uma palavra, qual é o segredo de uma vida feliz? Acho que diria moderação. Não há nada na vida que seja bom em excesso, nem em falta. Desde de as coisas mais fúteis até as mais complexas, tudo deve ser moderado. Acho que é isso que está sendo decisivo pra que hoje eu me sinta tão feliz como estou. Estou conseguindo moderar o presente, o futuro e o passado. Sempre pensando no futuro, ao mesmo tempo vivendo o presente e relembrando e aprendendo com o passado. Tem uma frase que diz "Viva o dia de hoje como se fosse o último". Discordo dela. É fato que o presente deve ser vivido intensamente, mas não se pode esquecer do futuro, pois se o hoje é inevitável, o amanhã também o é. O passado é aprender, o presente é viver e o amanhã é planejar e ter paciência.

"Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa."
Confúcio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Líderes Pouco Conhecidos - Sandino


Augusto César Sandino (1895-1934) foi um líder revolucionário da Nicarágua e lutou contra a exploração dos Estados Unidos sobre seu país e sobre a América Latina. Chegou a organizar uma milícia e declarar a guerra aos Estados Unidos que se envolviam constantemente na política interna do país. Por diversas vezes enganou o exército americano, que o caçou por muito tempo, apesar de nunca ter o capturado. Propôs que todos os países latinos se unissem para lutar contra a dominação norte americana, mas não foi atendido.
Morreu como grande herói e símbolo de resistência. Sua morte foi por assassinato, após propor trégua ao recém eleito presidente de seu país, que aceitou, mas que depois o traiu e mandou executa-lo. Seu executor depois deu um golpe militar no presidente e tomou o poder, o qual ficou por mais de 40 anos. Mesmo assim, Sandino não foi esquecido e seu nome foi carregado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional que mais tarde conseguiria derrubar o presidente que executou um dos grandes heróis da América Latina.
É verdade que muitas pessoas morreram nos embates, mas pelo menos ele lutou da forma que pode contra o domínio americano. Que sobreviva sua ideologia e que lutemos pela libertação do domínio dos poderosos, usando a não-violência de Gandhi.

"Ideologia de vida é algo que todos deveriam ter, porque se você não tiver a sua alguém impõe uma pra você."
Guilherme Graciano Dietrich

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tão Longe E Tão Perto


Faça um teste. Pense em quanto tempo falta para 2012. Pense em quantos dias faltam até o fim do ano. Provavelmente, vai parecer bastante. E que tal 10 anos? Agora pense em um ano atrás. Pelo menos para mim,parece que passou rápido.
Engraçado como quando olhamos para o futuro, as vezes ele parece tão distante. O contrário acontece, muitas vezes, quando se pensa no passado. Parece que o passado foi tão rápido. Percebi isso, quando, pensando nos meus últimos tres anos, percebi que, em minha mente, eles pareciam ter sido bem rapidos. Pouco depois, comecei a pensar nesse ano e em como ainda faltava tanto para acabar.
Talvez, em certas tarefas, seja melhor pensar no que já foi feito do que no que ainda falta. Fica mais fácil. Ou não. Talvez nada disso faça sentido. Pelo menos é algo para se pensar no futuro.
 
 "As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo."
Arthur Schopenhauer

Ser Vegetariano


Já há três semanas, como havia dito em outra postagem, tornei-me um vegeteriano. Com o devido cuidado, diga-se de passagem, pois consultei uma nutricionista e pesquisei sobre o assunto. Tenho procurado melhorar minha alimentação o máximo possível, variando os alimentos tanto quanto posso. A ideia é que se possa deixar o prato o mais colorido possível. Essa coisa de que a carne vai fazer falta, voce vai emagrecer e perder força é tudo uma grande besteira. Como vegetariano venho me alimentado muito melhor que antes.
Mas o que venho relatar aqui é, acima de tudo, a experiência psicológica. É impressionante como venho me sentindo bem com o que estou fazendo. Sinto que estou fazendo algo muito bom para mim mesmo, que irei prolongar e melhorar minha vida. Acima disso, ainda sinto minha consciência leve, pois há também de se entender o bem que se faz ao mundo. Quando se começa a descobrir o que se faz com os animais para que possamos nos alimentar, se percebe como há egoísmo mesmo em algumas ações pequenas da humanidade, como comer, por exemplo. O egoísmo é algo natural, é preciso ser racional para ser altruísta.
Recomendo a qualquer fazer essa experiencia consigo mesmo. Você provavelmente vai enfrentar alguma resistencia de outras pessoas, mas e daí? Dê o bom exemplo. Foi assim que comecei, experimentando e agora não me vejo voltando atrás.Sinto também que estou passando boas influencias para as pessoas. O próximo passo agora é a reciclagem do lixo. E assim seguirei, rumando para me tornar uma pessoa melhor.

"Se um homem puder dominar o seu egoísmo durante um dia inteiro, todos o chamarão de bom."
Textos Confuccionistas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mágica Matemática


1 - Digite os 4 primeiros numeros de seu telefone; (não celular)
2 - multiplique por 80
3 - some 1
4 - multiplique por 250
5 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone ( os 4 últimos do seu telefone)
6 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone de novo ( os 4 últimos do seu telefone)
7 - diminua 250
8 - divida por 2

Fonte: http://heim2010.blogspot.com/2011/04/teste-legal.html

domingo, 3 de abril de 2011

A Felicidade É Uma Escolha


Não sabemos ao certo o sentido da vida humana. Provavelmente nunca saberemos. Mas, uma coisa temos como certa. Cada um quer, da sua forma, atingir a felicidade. Mas será ela atingível? Não estou falando de felicidade momentanea. Isso qualquer um pode obter, uns mais, outros menos. Estou falando da verdadeira felicidade, aquela que não sabemos se existe. Felicidade duradoura. Há uma frase que diz, "Na vida não há felicidade, existem momentos felizes". Será? Talvez exista sim, nós é que não estamos sabendo como encontra-la.
Hoje, no capitalismo, parece haver um consenso de que o melhor caminho para essa felicidade é o poder, na maioria das vezes representado pelo dinheiro. A partir disso, a infelicidade surge. Os que atingem esse patamar veem que aquilo não os fez felizes, e os que não atingem vivem frustrados. Me parece bem claro que esse não é o caminho certo.
Algo que me parece estar próximo desse caminho é aquele que, hoje em dia, soa romantico e  saudosista. "Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber. Afinal, amar o próximo é tão demodé", dizia Legião Urbana. Provavelmente, a felicidade está no fazer o bem aos outros. Ser altruísta, sem esperar retorno. Deve ser esse o melhor caminho. Viva para si, e viverá em vão, viva para o próximo e viverá novamente. 
Como posso eu saber isso? Na verdade, não sei. É apenas um palpite. Me parece que o que faz as pessoas serem infelizes é algo chamado consciencia. É a consciencia que define se voce será ou não feliz.
Perceba que a felicidade é uma escolha. O que você vai escolher pra sua vida?

"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu."
Raul Seixas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Origem Do 1° de Abril

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


"Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade."
Aristoteles Onassis