quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aprendizado Do Futuro





 Cartunista argentino Quino
 

Sanyama


Todos nós possuimos hábitos que não conseguimos nos livrar facilmente, desde roer a unha até fumar. Mas, como se livrar dessas manias? Sabemos que não dá pra simplesmente dizer "não vou fazer mais isso e pronto". Não é tão fácil assim. A melhor forma é fazer votos. "Vou ficar uma semana sem comer chocolate". Dá pra fazer e ajuda muito. E não há com o que se preocupar, se por acaso você não resistir e quebrar o voto é só fazer um outro e começar do zero. Mesmo se você estabelecer um período e não cumprir todo, pelo menos o que voce conseguir já é uma ajuda. Com o tempo, renove os votos e depois aumente-os aos poucos.
Isso se chama sanyama. Os maus hábitos sugam a energia positiva que possuímos. Através de sanyama podemos superar todos os maus hábitos, que sugam nossa energia positiva.

"A maneira de se livrar dos maus hábitos é através de votos. Através de sanyama. Todos temos sanyama."
Guruji (Sri Sri Ravi Shankar) 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dúvida


Algo relacionado ao último post. Nós muitas vezes nos sentimos felizes e mesmo assim duvidamos disso. Nos perguntamos, "Será que estou feliz mesmo?" ou "Isso vai durar pouco?". Mas quando estamos tristes ou depressivos não duvidamos, simplesmente aceitamos a tristeza. Guruji diz que a mente tem a tendencia de duvidar das coisas positivas, mas não das coisas negativas. Se alguém é considerado desonesto não duvidamos disso, mas se o consideramos honesto existe a dúvida. Daqui surgem dois conhecimentos de Guruji.
Aceite as pessoas como elas são, isso traz paz na mente. Diga "Ele é desonesto e ainda assim é parte de mim. Eu o aceito como ele é."
Não obedeça a tendencia negativista da mente. Duvide do negativo e coloque confiança no positivo.

"Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui."
Bob Marley

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Mente Sabotadora


Nossa mente muitas vezes tem um grande poder de causar sofrimento, muitas vezes desnecessario. Muitas vezes em meio a muitas coisas boas, a nossa mente mesmo assim prefere apegar-se aquilo que existe de ruim, como se tudo tivesse que ser perfeito. Se não tivermos o poder de superar isso e viver o momento presente, jamais seremos felizes. Sempre haverá algo ruim para sofrer, por menor que seja. E a mente vai agarrar-se a isso.

"Se a única oração que disser em toda a sua vida for muito obrigado, será o bastante."
Meister Eckhart

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Somos Todos Um


Sabe... Algumas vezes já algumas pessoas falando essa frase, "somos todos um". Achava ela filosófica demais e não prestava muita atenção a ela, talvez por não entender direito, não sei. Mas acho que realmente "somos todos um". Venho notando ultimamente isso. Uma pessoa alegre contagia as pessoas ao seu redor. Uma pessoa triste contagia os outros ao seu redor. Mas acima de tudo, a prova disso é que sempre que fazemos o bem e deixamos uma pessoa mais feliz, ficamos feliz também. Talvez haja algum tipo de energia que liga as pessoas e as emoções. Por que não?

"Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora."

terça-feira, 17 de maio de 2011

Deixa eu brincar de ser feliz


Ultimamente venho sentindo mais do que nunca que as coisas na minha vida sempre dão certo. Não sei porque, provavelmente é só uma questão de ponto de vista mesmo. Acho que qualquer pessoa pode se sentir dessa forma, se assumir uma visão otimista da vida. É isso que vem acontecendo. Estou tendo uma visão totalmente otimista da vida de uns tempos pra cá.As vezes me sinto invencivel. Claro que não sou, mas sentir isso não é necessariamente ruim se voce souber ser humilde. Sankalpa.

"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior."
Alfred Montapert

sábado, 14 de maio de 2011

Sem Saída


Aprendi uma coisa de uns tempos pra cá, morando sozinho. As vezes buscamos algo por que precisamos e descobrimos que aquilo é algo interessante. Venho aprendendo a cozinhar ultimamente, principalmente porque fui obrigado, já que se eu não fizer a comida, fico com fome e não é em qualquer lugar que um vegetariano pode comer (muitas vezes até o que não é carne é feito com muita gordura também). A verdade é que cozinhar pode ser muito mais divertido do que eu imaginava. Além do prazer de se sentir totalmente independente,  venho usando um pouco da minha criatividade na cozinha. Pelo menos tentando. As vezes não dá certo, mas é assim que se aprende. Parece que a comida que a gente faz é até mais gostosa. Não sei explicar bem porque disso. Mas parece que, as vezes, a necessidade nos dá algumas lições de moral. 

"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sankalpa


Sankalpa é uma expressão indiana. Sam (união) e kalpa (possibilidade) sintetizam “o propósito”. Sankalpa é a vontade de fazer algo e a consciencia de que a força para realizar tal ato existe e está dentro de nós. Sankalpa só funciona com intenções positivas e benéficas. Então sempre que me vejo numa situação em que parece que as coisas não vão dar certo, falo para mim mesmo esta simples palavra e tudo parece melhorar.
As vezes fico impressionado como parece que na minha vida as coisas sempre dão certo. Chego a pensar que existe algo tipo de força a meu favor que eu não conheço. Mas, acredito realmente que isso seja uma questão de ponto de vista. Podemos ver a vida como quisermos. Qualquer pode pensar sua vida como algo positivo, da mesma forma que pode torna-la negativo.
Para mim isso é espiritualidade. É acreditar que tudo pode dar certo se você acreditar. É saber que a força da vida depende de você e de mais ninguém.

"Percepção é realidade."
Neil Strauss

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Epifania Musical


Esses dias estava pensando sobre essa coisa de viver o momento presente, o que venho fazendo bastante ultimamente. Um vizinho estava ouvindo Legião Urbana, então abri a porta sentei no chão e fiquei ouvindo, cantando e viajando no pensar. Então do nada, do nada ele diz "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há". A verdade é que achava essa parte muito bonita, mas não entendia bem a segunda parte. E como numa mágica aquilo me veio a mente e eu disse para mim mesmo: "É isso. Brilhante. Entendi o que ele quis dizer". Parece idiotice, mas foi tão legal, eu lá rindo sozinho e tão feliz por ter entendido algo que talvez até seja óbvio, não sei. Adoro esses momentos, quando de repente consigo entender uma música ou frase que não entendia bem. Sempre que acontece, uma felicidade enorme cresce em mim.
É claro. Se você parar pra pensar não existe amanhã. Como dizia Buda, Guruji(Sri Sri Ravi Shankar) e outros grandes sábios, só existe o presente. O futuro e também o passado só existem no reino da mente, são pura ilusão. Acho que estou conseguindo entender essa coisa de viver o momento presente. E se entender foi difícil, me parece que viver essa ideia é ainda mais. Mas acho que posso conseguir.

"Não persiga o passado nem se perca no futuro, porque o passado não mais existe e o futuro ainda não chegou. A vida só pode acontecer no momento presente. Se perdermos o momento presente, perderemos a vida. Esta é a melhor maneira de viver.”
Siddartha Gautama, O Buda

sábado, 7 de maio de 2011

As pessoas importantes (todas)

"Eu acho que sou um tipo de colcha de retalhos, sabe. Cada pessoa que passou por minha vida deixou um retalho. Então, eu me defino como produto das minhas experiências."
Definição perfeita de si mesma de uma pessoa que disse isso aqui no blog uma vez, há um tempo atrás. Estava pensando há um tempinho e veio a minha cabeça várias pessoas diferentes que passaram por minha vida, umas por muito tempo, outras nem tanto. E quer saber? Essa é a mais pura verdade. Todos deixam uma marca em nossas vidas, mesmo que as vezes a gente nem perceba. Isso tem a ver com o que Sócrates dizia, "só sei que nada sei". Quer dizer, sempre temos algo a aprender e quando partilhamos uma experiência com alguém, aprendemos com ela. Talvez esteja na hora de a gente aprender a valorizar mais as pessoas ao nosso redor não só aquelas que achamos que são importantes para nós. Talvez?

"Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem."
Millôr Fernandes

Recomendo - O Milagre de Gerson



Venho aqui recomendar a todos um documentário incrível chamado o Milagre de Gerson. Aí vai a sinopse do filme. É impressionante como se fala muito pouco sobre esse assunto no Brasil. Admito que nunca tinha ouvido falar. Assista!!!!

SINOPSE: Seguindo a proposta do documentário “Food Matters”, o documentário se aprofunda na Terapia do médico Max Gerson. através do filme Gerson’s Miracle, que é considerada por muitos o tratamento mais efetivo contra o Câncer.
O tratamento ataca o câncer baseando-se na NUTRIÇÃO, tendo uma enorme porcentagem dos seus pacientes totalmente curados, sem quimioterapia, sem radiação, sem cirurgia, sem náusea e sem perder cabelos.
Além disso o filme mostra com detalhes, os processos de se extrair dos alimentos os nutrientes necessários para o tratamento bem como os procedimentos de se fazer a desintoxicação dos elementos químicos nocivos acumulados durante a nossa vida.
O documentário também é um manual prático das coisas principais que devemos comer e aquelas que devemos evitar.
Apesar de não ser divulgada pela mídia comercial, a Terapia de Gerson curou dezenas de milhares de pacientes de Câncer, bem como diabetes e muitas outras doenças. Para os que já não acreditam nessa mídia, torna-se muito mais fácil acreditar nesse tratamento.

Download: http://rarosdaweb.blogspot.com/2010/12/o-milagre-de-gerson-gerson-miracle.html

sexta-feira, 6 de maio de 2011


"Govinda pergunta:
- Diga-me, o que devo fazer para encontrar a paz?
Sidarta responde:
- Pare de procurar. Pare de se preocupar. Aprenda a dar amor aos outros."

Talvez seja isso. Talvez não tenhamos de buscar a felicidade, apenas viver o momento presente e amar. Talvez eu estivesse errado e não estavamos buscando a felicidade de forma errada. O erro é estarmos procurando. Talvez.

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."
Buda

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Momento Presente


Vivemos constantemente com nossas mentes vagando entre relembrar o passado e imaginar o futuro. Mas a verdade é que nenhum deles está aqui. Venho me deparando com esse conhecimento constantemente. Dizem que as pessoas felizes são aquelas que vivem o presente. Confesso que venho tendo algumas dificuldades para entender isso. Será que o passado e o futuro são insignificantes? Mas mesmo quando se vive o presente, faz-se ações onde se colherão os frutos lá na frente. E se não aprendermos com o passado cometeremos sempre os mesmos erros. Talvez tenhamos apenas que parar de pensar tanto no que não é importante. O filme Poder Além da Vida fala sobre isso. Venho meditando muito ultimamente e percebi que realmente a mente se agita muito, pensando nos momentos não presentes. Tente parar por um tempo, sentar confortavelmente, feche seus olhos e irá perceber isso também.Um turbilhão de pensamentos vem. Quero indicar também mais dois documentários muito bons, One (Somos Todos Um) e Luz No Fim do Mundo -  A Ciencia da Mente Budismo. È uma grande oportunidade pra refletir um pouco sobre isso.
Pretendo refletir mais ainda sobre esse assunto para tentar enfim entende-lo realmente.

"Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente."
Séneca

terça-feira, 3 de maio de 2011

Experimento


Dê uma maçã e um coelho para uma criança e observe. Se a criança comer a maçã e brincar com o coelho, somos vegetarianos. Se a criança brincar com a maçã e comer o coelho, somos pscicopatas carnívoros.

Fonte: http://yogaserio.blogspot.com/2011/05/experimento-1-maca-e-o-coelho.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+YgaASrio+%28Y%C3%B4ga+a+s%C3%A9rio%29