quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Importancia da Alimentação


  Já escrevi aqui várias vezes, e não é segredo que sou vegetariano há 7 meses. Continuo tendo a certeza de que foi a melhor coisa que fiz. Mas, a verdade é que parar de comer carne acabou se tornando apenas a porta de entrada para um mundo totalmente novo nos meus padrões de alimentação. A cada dia que passa venho aprendendo cada vez mais sobre a real importância da alimentação.
  Ultimamente, tenho me perguntado porque as pessoas negligenciam tanto algo tão importante, mas a verdade é que eu entendo, até porque por muito tempo eu negligenciei também. Hoje, ver meu irmão de 8 anos comendo salgadinhos e biscoitos doces todos os dias me decepciona, mas, é fácil perceber que eu vivi da mesma forma na idade dele. A diferença é que eu não tive ninguém pra me orientar nesse sentido e me sinto agora obrigado(de uma forma positiva) a levar essa consciência a ele, mas aos poucos, para não assusta-lo. 
  Sabe, a alimentação é muito mais do que simplesmente não ficar doente ou viver mais tempo. Se preocupar com isso seria burrice e acredito que é por isso que as pessoas negligenciam esse fator. Por que querer viver mais, é melhor viver menos e aproveitar mais, não é? Mas uma boa alimentação está muito mais ligada ao momento presente do que se imagina. A saúde do nosso corpo físico e da nossa mente estão intimamente ligados. A tendencia da nossa mente é estar sempre oscilando entre alegria e tristeza e em geral isso tem muito a ver com o estado do corpo, sim. Se conseguirmos manter o corpo na melhor forma possível, a tendencia é que a mente oscile cada vez menos.
  O problema é que, em geral, as pessoas acham que a felicidade está ligada aos prazeres, mas não é tão simples assim. O prazer,em suas variadas formas fazem parte de vida e são feitos para se desfrutar. O erro é quando tranformamos isso no centro da nossa vida, quando só conseguimos fazer e pensar nisso, e quando todas as nossas ações se apontam nesse sentido, mesmo insconcientemente. Perceba que os nossos sentidos são limitados e viver em função deles também. São bons? Muito. Não nego isso. Mas são fugazes. E aí surge a pergunta. E pra que devemos viver então? Tenho minhas respostas, mas não sei se são verdadeiras, e se forem, se servem para todos.
  É por isso que venho melhorando minha alimentação cada vez mais, apesar de ainda ter muito a melhorar. Já diminui muito o açúcar na minha alimentação e agora começo a buscar alimentos organicos. São passos que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Não lá na frente, AGORA!!!

"Não vivemos para comer, mas comemos para viver."