segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Escolha (Profissão)



Como já deixa claro o título, vou tentar tratar neste post de um assunto de extrema importância. A escolha da profissão, mais precisamente da escolha de um curso superior.
Tentarei expôr minhas idéias e o que faço para me ajudar a decidir.
Mas pra começar a escolha, primeiro temos que listar aqueles cursos em que temos mais proximidade. No meu caso:
- Filosofia
- Psicologia
- Jornalismo (de preferencia, esportivo)
- História
- Serviço social
- Engenharia Elétrica

Pra ajudar nessa escolha, podemos usar alguns recursos:
- Teste vocacional - Discordo daqueles que o acham inútil. Pode ajudar se a pessoa souber tirar proveito. Não é essencial.
- Discutir com quem passou por isso - Isso é importantíssimo. As vezes, podemos estar com idéias diferentes daquilo que é a realidade. Todo mundo passa por esse conflito um dia. Por isso, as experiencias de outras pessoas podem ser muito úteis para ajudar nessa escolha.
- Pesquisar sobre cada curso - É de grande ajuda. Possibilita a que a pessoa perceba se aquele curso que ela achava que era bom, na verdade, não tem nada a ver com ela.
- Decobrir o que você quer na sua vida - Esse eu considero ser o mais importante.Qual é o seu sonho?Qual você considera ser o melhor caminho para alcançar a sua felicidade? Você quer simplesmente ser rico, ganhar dinheiro; quer fazer aquilo que ama, o dinheiro talvez venha, ou não; quer tentar mudar o mundo, ser um grande líder.

Tenha em mente que você poderá se decepcionar, e, por isso, faça tudo o que puder para tentar chegar na escolha certa, pois se um dia, você perceber as coisas não aconteceram, você possa dizer a se mesmo.Eu tentei, e, se não deu certo, pelo menos eu fiz o que podia.
Espere sempre a vitória, mas esteja preparado para a derrota.Corra atrás dos seus sonhos. Os sonhos não definem o que acontecerá conosco, mas nos dão força pra sair do lugar onde estamos.
Peço que aqueles que lerem este post comentem sobre sua escolha e o porquê dela.

"Não tenha medo do sofrimento, pois nenhum coração jamás sofreu quando foi em busca dos seus sonhos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário