segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fazendo a Liberdade



Hoje pela manhã estava "passeando" pela net, lendo blogs, algo novo pra mim, que criei meu blog ontem a noite. De repente, me deparei com um post intitulado Alienação (http://ocetico.wordpress.com/2009/06/23/alienacao-o-mapa-do-desespero/), onde o autor mostra como o sistema prende as pessoas. Me senti, de certa forma, frustrado, e me senti disposto a fazer algo. Mas o quê? Logo, cheguei a conclusão de que eu não podia fazer muita coisa. Comecei ler os comentários. Em um deles, alguém diz que não podemos simplesmente culpar o sistema pelos nossos problemas. Percebi que só eu podia me "libertar", e que nenhum sistema pode me prender, só a minha própria mente pode fazê-lo, assim como pode me libertar.
Moro numa cidade chamada Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador(aonde estudo e tenho vida social mais ativa). Vivo perto de muito verde, mas nunca tive coragem de explora-lo; na verdade, nunca havia pensado muito nisso. Resolvi ir dar uma corrida, o que já havia feito outras vezes, esporádicas que foram. No meio da corrida passei por essa vasta área verde, parei e resolvi olhar a paisagem. Do nada, me veio à mente aquilo que tinha pensado de manhã. Tive uma verdadeira epifania (quem assistiu os "simpsons - o filme", sabe o que é isso). Resolvir adentrar o espaço. Passei um pequeno morro, e de repente, me dou de cara com uma paisagem íncrivel. Continuei andando.Me senti tão bem, que mal posso descrever. Depois de um tempo resolvi voltar para minha corrida. Agora estava correndo diferente. Não sei porque, mas me sentia muito melhor. Parecia que eu agora era imbatível. Estava sentindo uma felicidade enorme. Foi estranho, filosófico até.
Chegando em casa comecei a pensar em como fui idiota. Moro aqui a três anos e nunca explorei o lugar onde vivo. Resolvi mudar. Sempre que possível agora irei andar em meio ao verde e um dia chegarei a explorar tudo, até o fim, naquele morro no fundo da imagem(a foto acima foi tirada nessa caminhada). Será uma experiencia de auto-conhecimento, pois poderei testar meus medos e enfreta-los. Sei que sairei mais forte.
Aconselho a todos explorarem o lugar onde vivem. Enfrente seus medos, pois só assim poderá supera-los. Mesmo que não more perto do verde, faça-o. Garanto que vai sentir-se bem, assim como eu senti. Explore a vida e tudo o que ela lhe oferece.


"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
Jean Jacques Rousseau

Nenhum comentário:

Postar um comentário