segunda-feira, 9 de maio de 2011

Epifania Musical


Esses dias estava pensando sobre essa coisa de viver o momento presente, o que venho fazendo bastante ultimamente. Um vizinho estava ouvindo Legião Urbana, então abri a porta sentei no chão e fiquei ouvindo, cantando e viajando no pensar. Então do nada, do nada ele diz "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há". A verdade é que achava essa parte muito bonita, mas não entendia bem a segunda parte. E como numa mágica aquilo me veio a mente e eu disse para mim mesmo: "É isso. Brilhante. Entendi o que ele quis dizer". Parece idiotice, mas foi tão legal, eu lá rindo sozinho e tão feliz por ter entendido algo que talvez até seja óbvio, não sei. Adoro esses momentos, quando de repente consigo entender uma música ou frase que não entendia bem. Sempre que acontece, uma felicidade enorme cresce em mim.
É claro. Se você parar pra pensar não existe amanhã. Como dizia Buda, Guruji(Sri Sri Ravi Shankar) e outros grandes sábios, só existe o presente. O futuro e também o passado só existem no reino da mente, são pura ilusão. Acho que estou conseguindo entender essa coisa de viver o momento presente. E se entender foi difícil, me parece que viver essa ideia é ainda mais. Mas acho que posso conseguir.

"Não persiga o passado nem se perca no futuro, porque o passado não mais existe e o futuro ainda não chegou. A vida só pode acontecer no momento presente. Se perdermos o momento presente, perderemos a vida. Esta é a melhor maneira de viver.”
Siddartha Gautama, O Buda

Um comentário:

  1. Esse texto, esse relato, essa experiência... Foi peça estopim para pequenas grandes mudanças nos meus dias. Agradeço por partilhar, Rafa Rodrigues. Obrigado.

    ResponderExcluir