quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Soja NÃO é a base do vegetariano

    Pirâmide alimentar vegetariana


  Erro comum. Sempre que se pensa em alimentos saudáveis e alimentação vegetariana, o primeiro alimento que vem a cabeça é a soja. Mas, como o título já resume, isso não é ideal. A verdade é que a industria de produtos a base de soja é fortíssima, até porque a soja é o principal produto agrícola do Brasil. Por isso, seu marketing é muito forte e não é a toa que o tempo todo vemos reportagens sobre os grandes beneficios da soja, que eu, sinceramente venho duvidando de uns tempos pra cá.
  Passei por esse comum processo também, substituir produtos a base de animais por produtos de soja. Não tenho duvidas de que isso é muito menos não saudável e muito mais ambientalmente correto. O que questiono é se isso é o ideal. Venho estudando sobre alimentação desde que me tornei vegetariano e muita coisa tenho aprendido.
  A verdade (ok, não sou especialista) é que ter a soja como base alimentar é um erro. A base da alimentação são os cereais integrais, como arroz, trigo, aveia e uma que cito especialmente, a quinua. O que se diz é que a alimentação diária deve ser composta de:
 50% de cereais integrais
30% de vegetais (legumes, verduras...)
15 a 5% de leguminosas e outros grãos - no qual incluo a soja
10 a 5% de outros - no qual estão também as frutas (2 a 3 por dia)
  A própria carne pode ser incluída nessa dieta (em outros), ela não é necessariamente vegetariana. Contanto que voce tenha consciencia do que está no seu prato.
  Além disso, tenho me deparado ultimamente com alguns estudos que indicam que a soja nem é tão saudável quanto se diz, exceto na sua forma fermentada (shoyu e misso). Recomendo ler esse artigo: http://correcotia.com/soja/soja01.html .
  Creio que realmente existam maiores índices de saúde entre pessoas que comem mais soja, mas isso porque essas geralmente comem menos carne.
  Não estou defendendo que a soja deve ser banida do cardápio. Longe de mim. Só quero mostrar que ela não pode ser o elemento principal de nenhum tipo de dieta, como acreditam alguns vegetarianos, por exemplo.
O MAIS IMPORTANTE: Pesquise, se informe e crie sua própria alimentação saudável.
Minha experiência: É divertido!


"Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para contagiar-se através dos outros. Seja um portador."
Mestre Arievlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário