terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Relação entre Jesus Cristo e Sócrates

santa_ceiasocrates

Conexão Filosófica

 Um paralelo interessante pode ser feito entre a filosofia grega e a religião cristã. Ambas têm como momento decisivo um martírio: o de Sócrates e o de Jesus Cristo.
Jesus e Sócrates eram considerados pessoas surpreendentes; tinham autoconfiança e poder de linguagem suficientes tanto para arrebatar quanto para irritar seus ouvintes. Nada deixaram registrado por escrito e a seus discípulos coube a tarefa de divulgar suas idéias. Ambos acreditavam falar em nome de algo que era maior do que eles mesmos. Não abriam mão de seus princípios morais, questionaram o poder vigente na época e a aceitação pacífica das injustiças. De certa forma, no processo de acusação, ambos poderiam ter pedido clemência e, com isso, ter salvo suas vidas. Mas, ao contrário, morreram para não deixar morrer a missão que abraçaram. No entender deles, era melhor morrer do que permitir que as idéias de amor e de felicidade que divulgavam morressem. Dessa maneira morreria uma geração.
Essa relação não significa uma relação direta entre os dois, separados por vários séculos. O que os aproxima é a crença de que se deve lutar pelos ideais nos quais se acredita. E isso com toda a coragem e paixão que marcaram a vida de Sócrates e Jesus Cristo.

 Fonte: do Livro Vivendo a Filosofia de Gabriel Chalita

"Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados."
"O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem."
Sócrates

3 comentários:

  1. Respostas
    1. eu sempre fui cético quanto a alguma relação entre os PENSAMENTOS, ou IDEOLOGIAS desses dois gênios (não aparência ou atitudes). mas depois de ler nessa página, estou convencido de que não há qualquer relação entre as formas de pensar de ambos, do contrário, teriam sido ditas aqui tais semelhanças, ao invés de falarem sobre a vida e atitudes deles.

      Excluir
  2. muito bom pena que boa parte da minha sala já copio daqui :T

    ResponderExcluir