quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reportagem Preocupante

Inglaterra despeja lixo no Brasil e Shell despeja óleo na África

Através de uma empresa chamada Uti Word Wide, foram enviados ao Brasil mais de 1.000 toneladas de lixo, da Inglaterra para o Brasil. O lixo foi descarregado nos portos no Rio grande do Sul e Santos.  Esse lixo não era composto apenas por matérias limpos para serem reciclados, ali estavam  residuos domésticos, agulhas e preservativos. A empresa responsável pelo envio do material alega não saber que enviava lixo comum, e sim materias como metal, papel e plástico, o que claramente não era o que chegou em terras brasileiras.
Esse acontecimento não é uma exceção, pelo contrário, é um ato comum praticado por alguns paises europeus, principalmente a Inglaterra. Muitos são os relatos de Ong´s sobre o despejo de lixo em terras africanas, onde não existe fiscalização, a imprensa não divulga crueldades de empresas com o meio ambiente, e os “presidentes” locais são totalmente corruptos com interesses externos.  Além do despejo de lixo, as empresas do ramo petrolifero, lideradas pela shell, poluem a céu aberto os rios do delta  nigeriano com vazamentos escandalosos. Nada disso é exibido publicamente, empresas como a Shell gastam milhões para manter uma imagem sustentavel ao ambiente, quando na verdade, estão consumindo agressivamente o ambiente africano. O Delta Niger, Costa Nigeriana é um dos principais lugares dizimados pela Shell.  O povo local sofre com a contaminação dos rios e consequente falta de peixe.
Seja o despejo ilegal de lixo ou o vazamento de óleo, o descaso total de paises europeus com o Brasil e a África, é inadmissível essa prática grosseira nos dias atuais, onde o meio ambiente entra em cenário de crise para a vida. A imagem que os líderes europeus passam ao mudo, é de preocupação e liderança nas questões ambientais, o descarte ilegal de materias contaminantes em terras vizinhas é vergonhoso, e arranha a credibilidade desses paises junto a migração para um modelo sustentável.  No caso do lixo Inglês, a empresa exportadora, Uti Word Wide, agiu como uma “laranja consciente”. Logicamente, o governo Inglês não iria enviar mais de 1.000 ton de lixo diretamente para o Brasil, ficaria muito arriscado caso algo desse errado, então fizeram uso dessa empresa para se livrar do lixo. Ainda tiveram a cara de pau de escrever nas portas dos conteiners que traziam a lixarada: Para as crianças brasileiras, lavem antes de usar!

Retirado do site:
http://bigjungle.wordpress.com/2009/07/21/inglaterra-despeja-lixo-no-brasil-e-shell-despeja-oleo-na-africa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário