segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Será Inalcançável?


Na vida, existe uma coisa que todos buscam, apesar de poucos encontrarem, a felicidade. A partir dessa busca, surgem dúvidas ainda maiores.
O que é a felicidade? Como alcança-la? Será inalcancével? Há duas maneiras de vivenciar a felicidade: fisicamente e espiritualmente. O nível físico é apenas o início, pois não se vive sem realizar as necessidades básicas que todos conhecemos. A segunda é provavelmente a decisiva. Porém infelizmente não é o que parece se perceber na mente da maioria das pessoas. Por influencias diversas, muitos são levados a crer que a felicidade está relacionada a algo físico como dinheiro, por exemplo. Levam muito tempo até perceber que esse não o caminho. Outros chegam a várias outras respostas, a maioria delas relacionada a algum tipo de poder, onde lhes parece que a partir dele, serão melhores que o resto.
Essa me parece ser uma das maiores dúvidas da vida. Pelo menos, é para mim. Mas, que não se pense que sei a resposta. Nem ao menos sei se existe felicidade plena, e se existir, se a encontrarei. Talvez a resposta esteja em fazer o bem para os outros. "Viva para si mesmo, e viverá em vão. Viva para os outros, e viverá novamente", diz uma música. Está aí a resposta. Será? Talvez tenhamos simplesmente que aprender a nos sentirmos confortáveis com o que temos. Encontrar a paz interior. Mas como encontra-la? Não sei. Realmente não faço ideia.
Há uma frase que diz: "Na vida não existe felicidade, existem momentos felizes". Parece sábia esta máxima. Mas eu discordo dela. Acredito sim, que exista uma felicidade duradoura, mas acho que poucos a encontraram por enquanto, ou ao menos sabem como. As pessoas vivem de momentos felizes, pois não possuem a paz interior, por mais filosófico que pareça. Essa felicidade momentânea nada mais é do que o prazer, que é tão fugaz quanto a maioria das coisas.
De certo, só sei que serei mais um que passarei a vida buscando essa coisa, que é tão abstrata que eu não consigo definir. Correndo o risco, e temendo jamais encontra-la. Sem saber o caminho. Correndo o mundo, simplesmente para achar algo que está dentro de mim. Afinal de contas, como dizia Gandhi, "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
Sigmund Freud

Um comentário: