sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma Certeza Incerta

De onde surgiu a vida? E afinal, qual é o sentido da vida? Duas perguntas sem resposta certa. Como saber a resposta de tão complexas questões como estas? Uma resposta. Não há como. Homens por toda a história agiram como se tivessem visto o que nenhum homem viu. Diziam saber o destino de todos os nós. Será que sabem? Várias religiões surgiram, e cada uma delas afirma possuir a verdadeira fé. Como saber qual a verdadeira? Não há como. Pelo menos não em vida.
Desde de que o homem se conhece como homem, ele viveu sempre se perguntando sobre coisas muito complicadas, como a origem e o sentido da vida. Nunca encontramos a verdadeira resposta, ou pelo menos, parece que não. Essa falta de resposta atormentou tanto o ser humano que ele começou a teorizar sobre o assunto, na esperança de preencher esse vazio. A partir daí, chegou-se, na maioria das vezes, a respostas parecidas. Deve haver algum ser superior, ou algum mundo superior que criou tudo isso. Cada sociedade criou a sua ideia desse ser. Porém, haviam diferenças de uma para o outro. Cada sociedade começou a ser levada cada vez mais a crer nesse ideal, e começou a esquecer como este surgiu. Até que ela virou uma verdade absoluta para eles, e quem duvidasse dessa verdade era execrado. Todos deveriam acreditar nela, e assim eles começaram a "caçar" mais pessoas, para que cressem também. Surgiram as religiões. Porém, elas começaram a se confrontar. Guerras começaram a acontecer, e os homens começaram a se matar pelo seu deus, apesar de nunca o terem visto. Diziam senti-lo, mas será que sentiam-no mesmo? Ou esse sentimento era outra coisa desconhecida, que alguém disse a ele que era deus.
E assim, os homens perderam o sentido, e começaram a crer tanto nessas verdades que se esqueceram de parar um pouco e se perguntar se ela pode não ser verdadeira. Parece agora anti ético duvidar que deus existe, como se, por duvidar dele, você fosse um ser humano sem emoção. Não estou aqui simplesmente dizendo que não exista esse tal ser superior que criou a vida, todas as coisas e que me guia. Talvez ele exista realmente e estejamos certos. Mas essa possibilidade é racionalmente tão provável quanto a sua oposta. Darwin dizia: " Na natureza, não há realmente nada que mostre que deus existe, nem que ele não existe".
Então afinal, em que acreditar. Temos que acreditar em algo, certo? Não. Por que não podemos simplesmente pensar sobre isso, e deixar cada um chegar na sua conclusão? Chegará o dia da morte, e quem sabe quando esse dia for o hoje, descubramos a verdade. Mas até lá, acredito que só devíamos esperar e buscar nossa felicidade, porque essa sim existe, mesmo que não consigamos defini-la, ou não saibamos como encontrar. Se quiser acreditar em uma religião, ou não, tudo bem, mas respeite as outras ideias também. Elas não são menos valiosas do que a sua.

"Uma vida não examinada, não vale ser vivida"
Sócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário