segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eurocentrismo


Faça um teste. Pegue um livro de história e tente contar quantos capítulos envolvem países orientais. Aposto que quase nenhum né? Já perceberam como tanto na escola, como nos livros didáticos o Oriente praticamente inexiste?E praticamente talvez seja até bondade minha. A partir da Idade Moderna é até compreensível, pois a Europa e América(que na época não passava de uma extensão da Europa) vivia grandes agitações e muita coisa interessante. Mesmo assim, não acredito que o Oriente estivesse tão parado como parece que estava. Esse esquecimento, em minha opinião, é muito pior antes disso. Na Idade Média, enquanto a Europa estava no obscurantismo, a China, por exemplo, estava prosperando. O Oriente (inclua a Índia - também esquecida - nisso) nessa época vivia um momento super interessante, tendo feito grandes descobertas, as quais só bem depois chegariam a Europa, que graças a isso conseguiu se levantar e finalmente entrar na modernidade. Mesmo na época das grandes guerras, a visão predominante é sempre europeia ou norte-americana (o único filme que conheço que retrata um pouco do outro lado é Cartas De Iwo Jima)
Recomendo, para aqueles que concordam com meu pensamento a leitura do livro Uma Breve História Do Mundo de Geoffrey Blainey. Nele o autor realmente conta uma história do mundo, pois consegue retratar também a história dos "esquecidos". Infelizmente ainda estamos parados nesse sentido e assim, nunca entenderemos o que acontece do outro lado do mundo. É lamentável que pouca gente conheça, por exemplo, o que acontece hoje no Tibete, com a exploração pelos chineses. A Índia, por exemplo,tem uma história tão bonita. A China dividiu o posto de maior império com Roma (no auge). Espero que isso um dia possa mudar. Tomara que meus filhos não passem pelo mesmo que eu e quando pegarem um livro de história, nele a China, o Japão, a Índia e outros não apenas existam, mas sejam estudados.

"Que a superficialidade e a aparência da coisas do mundo não nos iluda e nos aprisione de tudo aquilo que impede nosso crescimento."
Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário