quinta-feira, 7 de abril de 2011

Líderes Pouco Conhecidos - Sandino


Augusto César Sandino (1895-1934) foi um líder revolucionário da Nicarágua e lutou contra a exploração dos Estados Unidos sobre seu país e sobre a América Latina. Chegou a organizar uma milícia e declarar a guerra aos Estados Unidos que se envolviam constantemente na política interna do país. Por diversas vezes enganou o exército americano, que o caçou por muito tempo, apesar de nunca ter o capturado. Propôs que todos os países latinos se unissem para lutar contra a dominação norte americana, mas não foi atendido.
Morreu como grande herói e símbolo de resistência. Sua morte foi por assassinato, após propor trégua ao recém eleito presidente de seu país, que aceitou, mas que depois o traiu e mandou executa-lo. Seu executor depois deu um golpe militar no presidente e tomou o poder, o qual ficou por mais de 40 anos. Mesmo assim, Sandino não foi esquecido e seu nome foi carregado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional que mais tarde conseguiria derrubar o presidente que executou um dos grandes heróis da América Latina.
É verdade que muitas pessoas morreram nos embates, mas pelo menos ele lutou da forma que pode contra o domínio americano. Que sobreviva sua ideologia e que lutemos pela libertação do domínio dos poderosos, usando a não-violência de Gandhi.

"Ideologia de vida é algo que todos deveriam ter, porque se você não tiver a sua alguém impõe uma pra você."
Guilherme Graciano Dietrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário